Observação dos resíduos do cotidiano

Uma das ações realizadas pelos alunos foi a observação, análise e separação dos resíduos coletados tanto no espaço escolar quanto no entorno da escola. Após o estudo dos materiais, foram descartados nas lixeiras adequadas para posterior coleta. Os alunos aproveitaram a ocasião para etiquetar as lixeiras das salas de aula e demais espaços da escola. Além disso, também conversaram com os demais alunos buscando a conscientização de todos.

Oficina de Futuro

Os alunos do 3º e 4º ano desenvolveram a Oficina de Futuro onde confeccionaram a árvore dos sonhos e refletiram sobre as pedras no caminho. Após a discussão, escolheram três ações que irão desenvolver ao longo do ano letivo de 2019: a separação correta de resíduos gerados no espaço escolar, a criação de um espaço para plantar temperos e chás e o estudo do aproveitamento dos resíduos orgânicos.

Separação Correta de Resíduos (Sonho 1)- EMEF Vila São Jorge

Para a realização desse sonho os alunos da COMVIDA verificaram e organizaram os materiais necessários para a separação dos resíduos na escola.

Para dar início a essa ação os alunos do COMVIDA participaram de uma palestra com a Cooperativa Univale que realiza a coleta seletiva na cidade: também foram visitar a Cooperativa para observarem como é feita a separação correta dos resíduos.

Os alunos do COMVIDA, então começaram a divulgar na escola como seria a separação dos resíduos da escola através de conversas com os alunos, professores e funcionários; sempre nas terças-feiras momento que ocorre o encontro do COMVIDA, o grupo recolhe os resíduos nas dependências da escola.

COMVIDA
*Organizando material para separação dos resíduos
*Grupo passando nas salas de aula
*Visita na Cooperativa Univale