Semana do Meio Ambiente na EMEF Vila São Jorge

A semana de Meio Ambiente de nossa escola envolveu todos os alunos e professores com atividades diversificadas e que buscavam valorizar e preservar o local onde passamos boa parte de nossos dias, nossa escola.Ao longo dos últimos anos nossa escola passou por perdas e ganhos; perdas de um pátio amplo com local para recreação, jardim, horta e muitas árvores nativas; no entanto foi necessário mudar nossa realidade para a ampliação do prédio escolar que então, oferece para a comunidade o ensino fundamental completo. Dessa forma perdemos as áreas “verdes” da escola.

Essa Semana do Meio Ambiente foi planejada no sentido de valorizar e repensar esse espaço através da preservação das árvores que restaram assim foram desenvolvidas atividades como: Escolha da Árvore Símbolo da Escola; Plantio de outras árvores nativas, Palestras sobre Nossas Árvores-Perdas e Ganhos, Hora do Conto A Árvore Generosa, Identificação e Estudo das Árvores Nativas da Escola, Caminhada Ecológica no bairro com distribuição de sementes e dia do passeio Ciclístico pelo bairro-Pegada Zero Carbono.

A árvore Símbolo da escola foi escolhida através de votação no laboratório de informática por todos os alunos, professores e funcionários da escola sendo o Ipê Roxo a árvore mais votada.

Essa Semana do meio Ambiente foi realizada com o apoio da direção da escola, professores, alunos, comunidade escolar e COMVIDA São Jorge.

Alunos abraçando o Ipê Roxo
Programação da Semana do meio Ambiente
Hora do Conto A Árvore Generosa
Árvores sendo ornadas para votação
Palestra com a Bióloga Simone Allgayer
Passeio Ciclístico(Pegada Zero Emissão de Carbono)
Votação da Árvore Símbolo
Material para a Semana de Meio Ambiente
Plantio de Árvores Nativas
Caminhada Ecológica “É Preciso Semear”
Identificação das árvores da escola com a Bióloga Claudia Spindler
Árvore Símbolo da escola Ipê Roxo
COMVIDA São Jorge

Semana do Meio Ambiente da EMEF Edmundo Kern

E a Semana do Meio Ambiente da nossa escola foi sensacional! Todas as turmas conseguiram cumprir com suas atividades previstas no cronograma, publicado em post anterior. As profes e os alunos deram show!

Teve palestra, plantio, trabalhos artísticos, contação de história, bate papo, confecção de cartazes, filme…. Uma semana bem agitada! E muito linda! Abaixo seguem as fotos com as atividades desenvolvidas em cada turma.

CEI A com uma linda releitura de Tarsila do Amaral, trabalhando as partes das plantas e sua preservação.
CEI AB com um lindo trabalho, também sobre plantas, trabalhando suas partes e preservação.
CEI B teve palestra sobre as tartarugas.
1º A teve conserva sobre a importância de cuidar do planeta e confecção de um belíssimo cartaz.
1º B teve contação de história e plantio de sementes de margarida. Ainda deixaram um lindo cartaz no local onde ocorreu o plantio.
3º A olhou filme sobre extinção de espécies e depois confeccionou cartazes sobre a proteção dos animais. Além disso, a turma fez o plantio de bromélias no canteiro da escola;.
O 3º B ouviu uma linda história e depois confeccionou um cartaz com ações que podemos fazer para ajudar a cuidar do planeta.
A turma do 4º ano teve um beta-papo sobre zoonoses.
5º ano participou da palestra sobre macroinvertebrados. Fez visita ao horto municipal, onde os alunos realizaram plantio de mudas de alface e aprenderam a usar o adubo orgânico. A turma também criou um corpo humano com as coisas boas e ruins que estão fazendo para o meio ambiente, além de plantar uma muda de abacateiro.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA PINGO

SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA PINGO

Preparamos a entrada da escola com vários painéis sobre nossos Projetos e estudos relacionados ao meio ambiente. Nela podemos destacar uma pequena amostra dos trabalhos e divulgação dos mesmos para nossa comunidade escolar. Durante a semana, serão realizadas atividades com músicas, leituras de livros, vídeos educativos para conscientização sobre os cuidados e preservação do meio ambiente, além de outras que serão voltadas ao tema.