Semana Interamericana da Água na EMEF Edmundo Kern

Entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro, a EMEF Edmundo Kern esteve engajada em trabalhar o tem Água, em alusão à Semana Interamericana da Água. Todos os professores e alunos engajaram-se nos trabalhos e tivemos um resultado incrível. E não somente os profes, mas também demais funcionários que auxiliaram e muito distribuindo materiais, organizando a escola e enfeitando com trabalhos e informações referentes ao assunto.

Então vamos a apresentação das belas atividades realizadas com cada turma durante esta semana…

CEI da professora Luana – Inicialmente foi realizada um conversa com a turminha sobre a importância da água e sobre cuidados que devemos ter com ela. Foram expostos panfletos para auxiliar na discussão. Após, as crianças confeccionaram um desenho demonstrando algum momento em que devemos cuidar para economizar a água.

Discussão realizada a partir dos panfletos

Confecção do trabalho pelos alunos sobre economia de água.

Resultado do trabalho a turma.

CEI da professora Maria – Após uma roda de conversa sobre a importância da água para a natureza, a turma confeccionou um cartaz usando ilustrações com lápis de cor e a marca das mãos para representar a água.

Trabalho realizado pelas crianças usando lápis de cor e carimbo com as mãos.

Trabalho realizado pelas crianças usando lápis de cor e carimbo com as mãos.

Trabalho realizado pelas crianças usando lápis de cor e carimbo com as mãos.

CEI da professora Débora – Atividade desenvolvida a partir da música “De gotinha em gotinha”. Os alunos confeccionaram uma gotinha dançante com lápis de cor e lã com posterior montagem de cartaz.

Desenvolvimento do trabalho das gotinhas.

Resultado do trabalho desenvolvido.

1º ano – Após o jogo Caminho das águas, onde as crianças puderam aprender sobre cuidados, a turminha aplicou uma técnica muito legal que dependia da água: giz molhado. Com esta atividade fizeram lindos trabalhos artísticos.

Jogo Caminho das Águas.

Jogo Caminho das Águas.

Jogo Caminho das Águas.

Jogo Caminho das Águas.

Técnica do giz molhado.

Técnica do giz molhado.

Técnica do giz molhado.

Técnica do giz molhado.

2º A – A turminha realizou uma produção de texto coletivo com ilustração a base de tinta sobre a importância da água para nossa existência.

Ilustração do texto coletivo criado pela turma.

Ilustração do texto coletivo criado pela turma.

Ilustração do texto coletivo criado pela turma.

Trabalhos finalizados e expostos na sala.

Trabalhos finalizados e expostos na sala.

Trabalhos finalizados e expostos na sala.

2º B – A turma fez a leitura de um texto e depois conversou e fez ilustrações sobre a importância da água com fonte de vida.

Turminha com suas ilustrações prontas.

3º A – A partir do jogo Caminho das águas, a turma pode aprender um pouco mais sobre os cuidados que devemos ter com a água bem como ela chega e sai da nossa casa.

Jogo Caminho das Águas.

Jogo Caminho das Águas.

3º B – Esta turma trabalhou a água de uma forma interessante: dentro da nossa alimentação como alimento de origem mineral. Conversaram sobre a presença deste elemento nos alimentos e da sua importância para nossa saúde.

Parte do cartaz destinada a alimentos de origem mineral, confeccionado pela professora Cíntia e pelos alunos.

Turma com o cartaz confeccionado sobre a origem dos alimentos.

4º ano – Atividade desenvolvida a partir da releitura do livro “Gota de chuva”, onde os alunos fizeram sua releitura com materiais diversos (lã, papel, celofane, crepom…).

Alunos com suas releituras produzidas.

5º ano – Inicialmente a turma trabalhou sobre o Rio dos Sinos através de uma reportagem falando sobre a poluição da nascente e da foz do rio. Após discussão observando as diferenças entre os dois ambientes, a turma ilustrou aquilo que viram na reportagem: o contraste entre nascente e foz.

Trabalho: nascente x foz.

Após, iniciou-se um trabalho sobre bacias hidrográficas. No hino de Portão os alunos puderam identificar os trechos que demonstram a quais bacias o município faz parte. Ensaiaram o hino e após visualizaram um vídeo explicando sobre o conceito de bacias hidrográficas. A partir do mapa das bacias, os alunos identificaram a localização da Bacias do Caí e dos Sinos. Também puderam observar o mapa da hidrografia de Portão, fixado na sala, observando os arroios presentes, a divisão do município entras as duas bacias e a fauna presente.

Leitura e ensaio do hino de Portão.

Leitura e ensaio do hino de Portão.

Ensaio do hino de Portão.

Ensaio do hino de Portão.

Aluno João observando, no quadro, o mapa das bacias hidrográficas do RS para localizar no seu mapa.

Aluno Wander localizando as bacias do Sinos e do Caí no seu mapa.

Visualização de vídeos sobre bacias hidrográficas.

Visualização de vídeos sobre bacias hidrográficas.

Por último, a turma teve que identificar 5 itens para o qual a água é necessária para nossa vida e 5 formas que fazemos para economizá-la em casa.  A partir desta atividade, os alunos puderam ver que coisas muito simples podem fazer a diferença, mas que ainda pouco se faz para economizar este bem. Depois disso, os alunos receberam o jogo Caminho das Águas para se divertirem e aprenderem. Cada um pode levar seu jogo para casa.

Jogo Caminho das Águas.

Jogo Caminho das Águas.

Jogo Caminho das Águas.

Cada aluno com seu jogo para levar para casa.

Cada aluno com seu jogo para levar para casa.

Economia de papel na Edmundo Kern

Já faz bastante tempo que na EMEF Edmundo Kern trabalhamos o desperdício de papel. Lá temos o costume de utilizar os dois lados da folha, uma atividade também  prevista na Agenda 21.

Este uso pode ser feito de duas maneiras:

  • a folha é um rascunho e a utilizamos do outro lado para realizar impressões de atividades ou como rascunho para contas na sala de aula;
  • a folha é “nova” e a utilizamos dos dois lados para imprimir uma mesma atividade que utilizaria duas folhas, ao invés de usar duas folhas diferentes.

Para que isso funcione, contamos com a colaboração de todos da escola, mas principalmente da nossa querida secretária Silvana Ramos, que está sempre disposta a reduzir o consumo de folhas brancas na escola.

Secretária Silvana Ramos imprimindo atividade em folha já utilizada em um dos lados.

Atividade impressa dos dois lados da folha ao invés de utilizar duas folhas diferentes.