Semana do Meio Ambiente na EMEF Edmundo Kern

A Semana do Meio Ambienta na EMEF Edmundo Kern foi cheia de trabalhos e de contato com a natureza. Todas as turmas se engajaram e fizeram lindos trabalhos ressaltando as belezas e o cuidado que devemos ter com a natureza.

No 5º, que é a Com-Vida da escola, ocorreu muitos debates. Aproveitando o dia da Mata Atlântica, a partir de uma imagem do Greenpeace os alunos tiveram que criar uma frase (impactante) para a imagem, que ressalta o desmatamento. Surgiram aí frases muito boas! A atividade foi realizada no projeto de Oficina de Produção de Texto.

Imagem do Greenpeace utilizada para produção de frase.

Depois, foi mostrado para os alunos dois mapas demonstrando a evolução do desmatamento da Mata Atlântica no Brasil. Trabalhou-se aí a história do Brasil e o impacto do homem sobre a natureza. Em seguida, mostrou-se o vídeo O Lobo mau e os três porquinhos, sobre a Mata Atlântica, e novamente pode-se discutir sobre o impacto do homem no meio ambiente.

5º ano assistindo ao vídeo do SOS Mata Atlântica.

5º ano assistindo ao vídeo do SOS Mata Atlântica.

A partir disso, em grupo, a turma teve que pensar em cinco benefícios das plantas para nós, seres humanos. Compartilhamos as listagens e pudemos identificar que são muito mais que apenas cinco coisas boas que as plantas nos oferecem.

Em grupos, 5º discutindo sobre cinco benefícios das plantas.

Em grupos, 5º discutindo sobre cinco benefícios das plantas.

 

Seguindo no tema de impacto do homem, a turma assistiu aos vídeos O que matou os dinossauros? e Animais cantam I dreamed a dream (sobre a caça de animais). Pode-se discutir a diferença das extinções dos animais dos vídeos, diferenciando a extinção por causas naturais daquela realizada pelo homem.

5º assistindo O que matou os dinossauros?

5º ano assistindo Animais cantam I dreamed a drem.

 

Mas não foi só o 5º ano que trabalhou… s outras turminhas deram show!

3º ano A: Plantio de mudas; visualização do vídeo Um Plano para Salvar o Planeta (junto com o 3ºB); história O mundinho e desenho sobre meio ambiente.

Alunos do 3º ano A realizando plantio de bromélias.

Alunos do 3º ano A realizando plantio de bromélias.

Alunos do 3º ano A realizando plantio de bromélias.

 

3º A e 3º B assistindo Um plano para salvar o planeta.

3º A e 3º B assistindo Um plano para salvar o planeta.

 

Livro O mundinho.

Trabalho sobre meio ambiente do 3º ano A.

3º ano B: Além de assistir ao vídeo com o 3º ano A, fez um vídeo show de bola com uma paródia sobre colocar o lixo no lugar certo!

2º ano B: Hora do conto com o livro De olho na Amazônia e criação de desenhos sobre a história.

Alunos do 2º ano B com o livro De olho na Amazônia.

2º ano A: A turma explorou o ambiente da escola, abraçou árvores em agradecimento pelo bem que elas nos fazem, realizou coleta de materiais e criou trabalhos com eles.

Contanto com a natureza e coleta de materiais. Turma do 2º A.

Contanto com a natureza e coleta de materiais. Turma do 2º A.

Contanto com a natureza e coleta de materiais. Turma do 2º A.

Contanto com a natureza e coleta de materiais. Turma do 2º A.

Trabalhos do 2º A com materiais coletas.

CEI A: Leitura e interpretação do livro O nosso meio ambiente, confecção de árvore com material reciclável.

História e roda de conversa com a CEI A.

 

Turma da CEI “lendo” a história”.

Árvore de materiais recicláveis.

CEI B: Confecção de paisagem utilizando restos de papeis coloridos.

CEI B trabalhando com restos de papel.

Aluna da CEI B trabalhando com restos de papel.

Trabalhos prontos da CEI B.

 

CEI AB: Confecção de trabalho sobre meio ambiente com tampinhas.

Meio ambiente com tampinhas.

CEI AB trabalhando com tampinhas e tinta.

 

Garrafinhas para todos da EMEF Edmundo Kern!

Uma das ações da Com-Vida da EMEF Edmundo Kern, é monitorar o uso das garrafinhas de água na escola, evitando o contato direto com torneiras e, assim, reduzindo a disseminação de doenças e desperdício de água.

Para iniciar esta ação, os alunos do 5º ano distribuíram garrafas para os alunos de todas as turmas. Com as garrafas em mãos, cabe agora aos alunos se responsabilizarem em levar para a escola. Esta ação terá a parceria dos professores, que auxiliarão na contagem diária dos alunos com e sem garrafas.

Ao final do ano, a turma mais responsável receberá um lindo certificado!

Turma do 3º ano B recebendo as garrafinhas.

Turma do 1º ano recebendo as garrafinhas.

Turma da CEI B recebendo as garrafinhas.