Floresta Atlântica: vamos preservar! Sem floresta não há água!


Alunos da Emef Visconde de Mauá – Monitores Ambientais coletando água para análise do Projeto Observando Rios – SOS Mata Atlântica!

 

Dia 22 de maio Dia da Biodiversidade! Dia 27 de maio dia da Floresta Mata Atlântica! São 17 estados brasileiros que estão no domínio da Mata Atlântica.

A Mata Atlântica é uma das florestas mais ricas em diversidade de espécies e ameaçadas do planeta. O bioma abrange uma área de cerca de 15% do total do território brasileiro que inclui 17 Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe), dos quais 14 são costeiros.

Hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente e, desses remanescentes, 80% estão em áreas privadas. https://www.sosma.org.br/nossas-causas/mata-atlantica/ 

Alunos componentes da COM VIDA da Emef Vila São Jorge assistindo so vídeos sobre Mata Atlântica

Escada para o escovatório da EMEF Edmundo Kern

O escovatório da EMEF Edmundo Kern é o local onde as crianças utilizam para beber água durante o recreio. No entanto, os alunos mais baixos, principalmente das turmas do pré e do 1º ano, têm dificuldades em utilizá-lo e acabam se molhando bastante ao beber água, pois ele é um pouco alto. Além dos alunos se molharem e molharem o chão, muitas vezes eles acabam pendurando-se nas torneiras para poder alcançar, podendo causar um acidente e a quebra do torneira. Sem contar o desperdício de água!

Assim, a equipe COM-VIDA teve a ideia de colocar uma escadinha na frente dos escovatório, para auxiliar estes alunos a tomar água sem se molhar. A ideia foi lançada para que os pais ajudassem, e um deles se prontificou e fez uma escada de ferro. Ficou nota 10!

Escada de ferro construída pela pai da aluna Mayhara, da equipe COM-VIDA!

Aluno do 1º ano bebendo água no escovatório, com auxílio da escada.

“Vai Sair? Desligue tudo!” na EMEF Edmundo Kern

Apesar de a EMEF Edmundo Kern já ter disponibilizado, em cada sala, um adesivo pedindo para que as luzes sejam desligadas, a COM-VIDA da escola acredita que o problema de desperdício com luzes, ventiladores e até mesmo ar condicionado pode estar relacionado com o fato de que estes adesivos são muito pequenos, e acabam não ajudando a lembrar os profes e os alunos de desligar o que é preciso ao saírem.

Desta forma, os alunos do 5º ano (que são a COM-VIDA de 2018), confeccionaram cartazes bem coloridos para todos os espaços da escola (cozinha, refeitório, salas de aula, biblioteca, sala da direção, sala da supervisão/orientação, sala do AEE), para que não haja mais motivo para as luzes, os ventiladores ou os ar condicionados ficarem ligados  quando não houver ninguém utilizando o espaço.

Alunos confeccionando as plaquinhas.

Alunos confeccionando as plaquinhas e contornando bem colorido para chamar a atenção!

Aluna Raquel colando sua plaquinha na sala dos professores.

Plaquinha colada na cozinha da escola.