Conferência Infantojuvenil na EMEF Edmundo Kern

Como as turmas EMEF Edmundo Kern trabalharam o assunto ÁGUA, na Semana Interamericana da Água, aproveitamos todo este trabalho para realizar a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente escolar. Após todas atividades abrangendo este assunto, as turmas do 3º ano A, 4º  e 5º ano, utilizando os conhecimentos adquiridos, criaram ações referentes ao uso da água na escola. Dentro de cada turma, surgiram diferentes ações, mas apenas uma ação foi escolhida por turma.

Ações criadas por cada grupo do 5º ano, prontas para a votação.

Turma do 5º ano organizada em grupos, para a criação das ações referentes à água.

 

 

 

 

 

Ações da turma do 4º ano.

Ações do turma do 4º ano.

Ações da turma do 4º ano.

 

 

 

Após cada turma determinar a sua ação, todas as ações foram apresentadas para ambas as turmas, com o intuito de escolher aquela que seria a mais interessante para ser realizada por primeiro na escola. Cada turma escolheu seus representantes para apresentar sua proposta.

Alunas do 5º ano apresentando sua proposta.

Alunas do 5º ano apresentando sua proposta.

Aluna do 4º ano apresentando sua proposta.

 

 

 

 

 

Alunas do 3º ano apresentando sua proposta.

 

 

 

 

 

As propostas foram:

5º ano – instalação de um degrau em frente ao escovatório, para auxiliar os alunos menores a alcançar as torneiras, evitando desperdício de água e extravio das torneiras.

4º ano – distribuição e cobrança do uso de garrafinhas de água pelos alunos da escola, evitando desperdício de água no uso das torneiras do escovatório, transmissão de doenças por colocar a boca nas torneiras e evitando, também, saídas durante as aulas para beber água.

3º ano – colocação de cartazes na escola evidenciando a necessidade de economia de água.

Depois da apresentações, os alunos votaram em uma das ações, levantando o braço para indicar a escolhida. A ação escolhida para ser realizado por primeiro na escola foi a do 4º ano, com a maioria dos votos dos alunos. Primeiramente, se fará uma ação para que todos os alunos tenham garrafinhas. Quando todos tiverem, diariamente os alunos do 4º ano farão o levantamento nas salas de aula, identificando alunos que trouxeram ou não a garrafa de água. Ao final do ano, a turma que mais se comprometer com o uso do material ganhará um certificado e uma medalha.

Votação das ações apresentadas: cada aluno levantava a mão de acordo com a ação escolhida.

Votação das ações apresentadas: cada aluno levantava a mão de acordo com a ação escolhida.

Votação das ações apresentadas: cada aluno levantava a mão de acordo com a ação escolhida.

Votação das ações apresentadas: cada aluno levantava a mão de acordo com a ação escolhida.

 

 

 

 

 

Finalizando a Conferência, a delegada escolhida para coordenar a realização da ação foi a mesma aluna que apresentou a ação do 4º ano, a aluna Sara.

Aluna escolhida como Delegada da Conferência.

Semana Interamericana da Água na EMEF Edmundo Kern

Do dia 30 de setembro a 7 de outubro, comemorou-se a Semana Interamericana da Água. E na EMEF Edmundo Kern não foi diferente. Todas as turmas trabalharam durante esta semana vários assuntos relacionados à água: seu ciclo, estados físicos, animais que vivem nos rios e mares, relação com o clima, interferências do homem na qualidade, sua importância e, principalmente, sua economia. Os trabalhos foram bastante variados e muitos lindos. Todos os professores se engajaram e propiciaram excelentes vivências para seus alunos. Estão TODOS de parabéns!! Abaixo, segue os trabalhos realizados com cada turma…

Classe de Educação Infantil A – Os alunos aprenderam que devemos evitar o desperdício de água desde pequenos. Confeccionaram um lindo cartaz com as marcas de suas mãozinhas com tinta azul, com a frase “O Futuro da água está em nossas mãos”!

 

Classe de Educação Infantil B – A turma trabalhou com a música “Gotinha em Gotinha” da Palavra Cantada. A partir da música os alunos criaram lindos desenhos e pinturas relacionadas ao cuidado com a nossa água.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Turma do 1º A – A turma discutiu sobre a importância da água e, em seguida, apontou medidas de economia que podem ser aplicadas em casa. Cada aluno ilustrou e escreveu uma das medidas de economia dentro de uma gotinha. Ao final, as gotas foram coladas em um cartaz muito criativo, saindo de uma torneira.

 

 

 

 

 

 

Esta turminha, ainda, trabalhou com a poesia “Água fonte de Vida”, com conversação sobre a importância da água e produção textual sobre o assunto.

 

Turma do 1ºB – Inicialmente foi abordado o tema da preservação da água, sendo exibidos os vídeos: “Um plano para salvar o planeta” e “O ciclo da água”. Em seguida foi feita uma reflexão sobre os problemas ambientais causados pela falta de água. Neste contexto, foi pensado com os alunos soluções para resolver esse problema. Após, os alunos representaram, através de desenhos, o consumo consciente desse recurso natural.

 

Turma do 2º ano – A partir da poesia “O vaivém da água”, foi explorado com a turma o ciclo da água, seus estados físicos (sólido, líquido e gasoso) e a importância deste recurso natural para a existência da vida. Nesse sentido, realizou-se uma conversação sobre os cuidados necessários para a preservação da água. Através da construção de um painel coletivo, utilizando diferentes materiais, os alunos representaram a importância da água para todos os seres vivos, com a frase: “Para ter vida é preciso ter água!”

Além deste belíssimo trabalho, a turma ainda realizou leitura de folhetos informativos sobre os cuidados com a água, cedidos pelas Secretarias do Meio Ambiente e da Saúde de Portão.

 

 

Turma do 3ºA – A turma inciou trabalhando a história “Acabou a água”, em seguida, em duplas, os alunos criaram frases e desenhos referentes a formas de economia de água.

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois, ainda, esta turma trabalhou com mais uma história muito bacana: “Tchibum no mundo”. Em alusão ao assunto, os alunos fizeram uma atividade de leitura, recorte e colagem com uma frase referente ao caminho da água na nossa casa.

 

 

 

 

 

Turma do 3ºB – A turma conversou sobre a importância da água em nossas vidas. Foi destacado as características da água, utilização e seus estados físicos.

Turma do 4º ano – O trabalho com esta turma iniciou com um tema de casa: pesquisar e levar para a escola reportagens sobre a água. As reportagens foram apresentadas e discutidas em sala de aula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além disso, a turma ainda leu e cantou a música “Planeta Água”. Em seguida, tiveram uma sessão de cinema com o filme “Planeta Sagrado”. A partir disto, os alunos fizeram uma roda de conversação sobre os cuidados e a forma como utilizamos a água e se ela é de forma consciente. Foram feitas releituras a partir das imagens marcantes do vídeo assistido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Turma do 5º ano – Inicialmente, foi trabalhado com a turma a questão da água na agricultura: sua importância para a produção de alimentos e os problemas que podem ser causados pela água, de acordo com a influência negativa do homem. Discutiu-se, também, a questão dos deslizamentos de terra e foi assistido um experimento sobre erosão: a ação da água no solo coberto e no desprotegido. Devido a essas discussões, os alunos observaram que ao desperdiçar alimentos, também desperdiçamos água. Após, a turma assistiu ao vídeo “Rango”, sobre um local que sofre com a falta de água. A partir deste, discutiu-se sobre a diferença de realidade de água no filme e com a nossa. Conversou-se sobre a influência do clima na distribuição das águas e os alunos puderam entender que, no local em que vivemos, o problema não é tanto a falta de água, mas a poluição da mesma. Mas que mesmo assim, não devemos desperdiçar a nossa tão preciosa água, que entra limpa e sai suja das nossas casas, necessitando de intenso tratamento.

Ainda, como tema de casa, os alunos tiveram que, a partir dos hábitos de suas famílias, identificar 10 formas de economizar água e luz nas suas casas. Sim, luz também, pois já aprenderam que a maior parte da nossa energia elétrica vem de hidrelétricas, quanto mais luz, mais hidrelétricas são necessárias. Na aula seguinte, as formas de economia foram apresentadas e discutidas. Cada aluno teve que, com sua família, escolher ao menos 5 das suas ações para colocar em prática.

Com esta turma, também, trabalhou-se a música “Súplica cearense”, que fala sobre a falta de água no nordeste brasileiro. Novamente discutiu-se sobre a influência do clima nas chuvas, comparando o clima da Região Sul com o do Nordeste. A partir da música, foi feita interpretação oral e gincana envolvendo conteúdos de português.