Patrulha Vaga-Lume na fiscalização das luzes

Como uma outra ação, a Patrulha Vaga-Lume da EMEF Edmundo Kern fiscaliza todos os dias as lâmpadas acesas desnecessariamente na escola. Essas luzes estão principalmente nos corredores e no refeitório, mas de vez em quando algumas salas também precisam ser observadas.

As luzes dos corredores não necessitam ficar ligadas durante o dia devido a claridade. As luzes do refeitório geralmente não precisam também, mesmo na hora do lanche, pois as cortinas foram retiradas e a entrada da luz da rua é suficiente em dias claros. No entanto, em dias nublados, faz-se necessário o uso das lâmpadas neste ambiente.

Aluno Álison, da Patrulha Vaga-Lume da semana, desligando luzes do corredor, com o interruptor próximo à cozinha.

 

Aluno Júnior, da Patrulha Vaga-Lume da semana, desligando luzes do corredor, com interruptor dentro da sala dos professores.

 

Alunos Júnior e Álison desligando as luzes do refeitório. Nota-se as janelas sem cortina possibilitando a entrada de luz da rua.

Placas de separação de resíduos

Mesmo as crianças trabalhando a separação dos resíduos por vários anos na escola, ainda ficam algumas dúvidas na hora de separar os resíduos dentro da sala de aula. Sendo assim, a Equipe Com-Vida decidiu fazer plaquinhas de identificação para cada lixeira das salas de aula da EMEF Edmundo Kern.

Primeiro identificamos alguns resíduos produzidos em sala  e depois separamos conforme seu tipo. Os alunos criaram as plaquinhas conforme seu gosto, depois as colamos a cima das lixeiras. Esperamos, com isso, auxiliar professores e alunos na separação.

Infelizmente ainda é muito desconhecida a separação dos resíduos utilizando o termo “rejeito”, pois mesmo o caminhão do “lixo” recolhe os resíduos secos e orgânicos. Também ainda é difícil o entendimento de quais resíduos são considerados rejeitos. Desta forma, optamos por manter a separação clássica: orgânicos e inorgânicos, para que fique ao alcance de todos, inicialmente, o entendimento da classificação.

Placas do aluno Lucas Henrique sendo confeccionadas.

 

Placas prontas do aluno Lucas Vinícius.

 

Aluno Gustavo colando as placas acima das lixeiras adequadas.

 

 

Troca de bebedouros na Edmundo Kern

Como uma das ações da Agenda 21, este ano a Equipe Com-Vida decidiu trocar as torneiras do bebedouro da escola: uma delas vazava água constantemente, mesmo depois de técnicos virem à escola para arrumar; e a outra estava quebrada e em desuso. Devido a estes transtorno e às várias tentativas de concerto, a equipe decidiu que as torneiras necessitavam ser trocadas, para melhorar o uso do equipamento pelos alunos da escola, e para evitar desperdício de água.

No entanto, ao invés de serem trocadas as torneiras, todo o equipamento foi trocado… ou seja, colocamos um novo bebedouro, com torneiras mais fáceis de serem manuseadas, todas funcionando e sem vazamento. O bebedouro “novo” já estava na escola, guardado, por isso foi decido trocá-lo por completo.

Bebedouro antigo, retirado e guardado. Nota-se que a torneira direita está quebrada e impossibilitada de usar.

 

Bebedouro novo, com todas as torneiras funcionando e sem vazamentos.