Coleta de óleo de cozinha na Emef Gonçalves Dias como Projeto Ambiental

Atividade com a Professora e Educadora ambiental Marisa Braga de estudos com alunos do 5º ano da Professora Maria Odete Rigon da Emef Gonçalves Dias sobre o prejuízo que ocorre ao meio ambiente quando o óleo de cozinha usado é descartado na natureza. Constataram que polui o solo e a água, pois ele impermeabiliza as superfícies perdendo suas características naturais afetando o meio ambiente.

Palestra: “Turminha da Reciclagem”

No mês de junho estão sendo realizadas diversas atividades na escola referentes ao Dia do Meio Ambiente – 05/06. Entre elas, foi realizada uma palestra com “A Turminha da Reciclagem”, da Fundação Aury Luiz Bodanese, incentivada pelo SESCOOP/RS e Alimentos Aurora.

Palestrante Samara da Turminha da Reciclagem

A palestra tratou da coleta seletiva, incentivando as crianças a criar o hábito da separação correta do lixo. A palestrante uso uma linguagem simples e adequada para cada faixa etária dos alunos da escola. utilizou materiais concretos para facilitar a compreensão, vídeos e músicas.

Materiais utilizados

Lixeiras para a coleta seletiva

Alunos assistindo à palestra

 

Atividades referentes ao Dia Mundial da Água

No dia 22 de março algumas turmas realizaram atividades referentes ao Dia Mundial da Água, enfatizando seu uso correto e a conscientização sobre o desperdício da água.

Mural da escola feito pela CEI B2

Mural feito pelo 3º ano A

Nesse dia os alunos do 2º ano B fizeram uma observação às margens do Arroio Noque, o qual passa nos fundos da escola. Observaram que há muito lixo jogado no local e até mesmo dentro da própria água, sendo que esta é da cor preta, de tão poluído que está o Arroio.

Ponte do Arroio Noque na rua Morretinhos

Esgoto liberado nas águas do Arroio

Lixo às margens do Arroio

Após esta observação, a turma chegou a conclusão de que é preciso cuidar mais do meio no qual vivemos, é preciso conscientizar as pessoas… Então será elaborado panfletos educativos para serem distribuídos na comunidade local pela turma.

Agenda 21 Escolar

Agenda 21 Escolar

Continuação

AGENDA 21 ESCOLAR

A Agenda 21 Escolar da EMEF Afonso Gomes de Carvalho deste ano foi pensada e construída a partir de um levantamento das necessidades e propostas realizado com toda comunidade escolar.
Este levantamento foi realizado através de entrevistas e conversações com professores, alunos, funcionários, equipe diretiva e famílias. A Agenda 21 Escolar foi construída visando a conscientização sobre os cuidados e a preservação do Meio Ambiente. Sendo que muitas ações já estão sendo realizadas.