Coletando o papel branco

Após a distribuição das caixas para recolhimento do papel branco para reciclagem, chegou a hora da Equipe Com-Vida da EMEF Edmundo Kern começar a juntar todo este papel.

Em cada local que foi deixada uma caixa para o papel branco, uma parte da equipe foi destinada para ir recolher o material e colocar todo junto na lixeira grande azul da escola, do papel. No entanto, os alunos precisaram identificar se todo o material contida nas caixas estava correto… e vimos que muito não estavam e tiveram que ser descartados nas lixeiras normais.

Fazendo o recolhimento de todo o papel e colocando-o em um local só, facilita a coleta do material para venda por parte das mães participantes do projeto Costurando Sonhos. A lixeira está dentro da sala do 5º ano para que não ocorra mistura de nenhum outro tipo de material, o que infelizmente estava acontecendo.

Alunos recolhendo a caixa da turma do 4º ano.

Análise do material contido na caixa do 4º ano e descarte na lixeira grande azul.

Análise do material contido na caixa do 4º ano e descarte na lixeira grande azul.

Recolhimento da caixa do 3º ano.

Análise do material contido na caixa do 3º ano e descarte na lixeira grande azul.

Recolhimento da caixa da Secretaria/Sala dos professores.

Análise do material contido na caixa da cozinha e descarte na lixeira grande azul.

Análise do material contido na caixa do 5º ano e descarte na lixeira grande azul.

 

 

Caixas para rolinho nos banheiros

Como outra forma de ação da Agenda 21, a Equipe Com-Vida da EMEF Edmundo Kern decidiu colocar caixas para separar os rolinhos de papel higiênico dentro dos banheiros das crianças. Além de separar de forma adequada o resíduo inorgânico do orgânico dentro dos banheiros, os rolinhos também podem ser utilizados para trabalhos manuais e artísticos dentro da escola.

A ideia da separação dos rolinhos, na verdade, surgiu justamente pela escola já separar os rolinhos para este tipo de trabalho. Eles ficam dentro de uma caixa na sala da supervisora, e sempre que um professor decide fazer algum trabalho com este tipo de material, os professores acabam levando a caixa para as salas de aula. Apesar da ideia original ser esta, a equipe reconheceu a necessidade e importância desta separação também para a questão ambiental.

Aluna Ester e aluno Gustavo com as suas respectivas criações: caixa para rolinhos de papel higiênico para os banheiros.

Aluna Monique mostrando a disposição da caixa no banheiro feminino e colocando um rolinho dentro. Nota-se que já existem rolinhos dentro da caixa, ou seja, ela está sendo utilizada.

Aluno Erick mostrando a disposição da caixa no banheiro masculino e colocando um rolinho dentro. Apesar de não mostras na foto, também já haviam outros rolinhos de papel higiênico dentro.

 

Sensores de movimento funcionando corretamente

Como observado pela Equipe Com-Vida da EMEF Edmundo Kern, os sensores de movimento instalados nos banheiros dos alunos estavam acendendo as luzes antes mesmo das crianças entrarem nos banheiros. Ou seja, as luzes estavam sendo acesas, muitas vezes, desnecessariamente.

Desta forma, a equipe decidiu pedir para que os sensores fossem ajustados. E foi exatamente o que foi feito! Agora, as luzes só acendem quando os alunos estão alguns passos dentro do banheiro, e não mais quando simplesmente passam pelo corredor.

Aluno Vitor na porta do banheiro masculino, com a luz desligada.

Aluno Vitor dentro do banheiro, com a luz ligada. Agora, apenas quando o aluno chega neste ponto que o sensor identifica o movimento e a luza acende.

Aluna Luana na porta do banheiro feminino com a luz desligada.

Aluna Luana dentro do banheiro, com a luz ligada. Agora, apenas quando o aluno chega neste ponto que o sensor identifica o movimento e a luza acende.

Semana do Meio Ambiente EMEF Edmundo Kern

A Equipe Com-Vida da EMEF Edmundo Kern definiu as atividades que serão realizadas na escola dos dias 6 a 10 de junho. Os alunos trouxeram diversas ideias de atividades e, as que estão apresentadas na imagem, foram as escolhidas através de votação.

Além de definirem as atividades, os alunos tiveram que identificar a melhor turma para se desenvolver cada uma das tarefas. E foi um debate bem interessante… Todas as atividades serão realizadas e acompanhadas pela Equipe Com-Vida.

Para as turmas do 3º e 4º ano, ainda, foram entregues textos sobre o Dia do Meio Ambiente para as professoras, para serem trabalhados com as suas turmas. Os textos também foram pesquisados e trazidos por um aluno da Com-Vida.

Cronograma das atividades da Semana do Meio Ambiente da EMEF Edmundo Kern