DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Hoje é o Dia Mundial da Água instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992. A água é um bem de domínio público e um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Este recurso é regido pela chamada Lei das Águas, Lei nº 9.433/1997.

No dia de hoje o município de Portão firmou parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica com o Projeto Observando Rios que consiste em realizar um monitoramento mensal da qualidade da água em sete parâmetros: pH, temperatura, turbidez, OD, DBO, Nitrato, Fosfato e mais algumas características físicas. Foi georreferenciado dois pontos de coleta sendo um no Arroio Portão na Laje próximo às ruínas da ponte do trem e outro próximo à Cascata são Miguel em Dois Irmãos contemplando a Bacia do Sinos e a Bacia do Caí.

Bacia hidrográfica

Nas primeiras semanas do mês de março foram trabalhados em sala de aula com alunos de 5º ano, 6º ano e 9º ano da Emef Visconde de Mauá, conceitos sobre bacia hidrográfica, reconhecimento regional e local e a importância dos mananciais dentro da proposta do Projeto Dourado do Comitesinos tendo como coordenadora local a Professora Marisa Braga.

Após as atividades foram realizadas discussões e conclui-se como é relevante que a comunidade saiba e colabore na preservação dos recursos naturais. Em 2017 o foco é o saneamento básico iniciando uma reflexão de como é urgente os municípios implantarem a coleta e tratamento do esgoto doméstico, o principal vilão da poluição dos corpos hídricos.