Formação

A Escola Afonso Gomes de Carvalho participou durante este ano da formação do Coletivo Educador, buscando conhecimento e novas idéias práticas em relação à Educação Ambiental para melhorar e acrescentar no ensino aos educandos da nossa escola.

Participamos das eco técnicas com o professor Liceo, com idéias simples que podem ser realizadas  com os alunos, tornando o trabalho pedagógico mais prático. Segue fotos de uma das eco técnicas que a escola participou, a composteira:

Professor Liceu ensinando a construir a composteira.

Passeio ao Sítio São Luiz

Algumas turmas da escola realizaram passeios ao Sítio São Luiz em Novo Hamburgo com o objetivo de entrar em contato direto com a natureza. Uma das turmas que fez este passeio foi o 2º ano B. Os alunos puderam observar a natureza limpa e pura, a água limpa do riacho, comparando com as águas do Arroio Noque, o qual passa nos fundos da nossa escola, o qual é extremamente poluído.

As crianças ficaram impressionada em meio à tanta exuberância da natureza, a água limpa e fresca do riacho que até poderia ser bebida; os sons da natureza durante a trilha… e o mais interessante dessa vivência é que a turma conseguiu relacionar com os temas trabalhados em sala de aula sobre poluição e meio ambiente, relembrando de conversas e fatos ocorridos em sala de aula.

Turma do 2º ano B realizando trilha ecológica no Sítio São Luiz

Aproveitando a água fresca da cachoeira.

 

 

Jardinagem na pracinha

Além de tantas atividades relacionadas ao meio ambiente, as turmas de Educação Infantil A, B e A/B realização uma atividade que envolveu o plantio de mudas de flores na pracinha da escola, tornando-a mais bonita.

A atividade foi relacionada com a vida e o crescimento. Assim, foi possível acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das flores, cuidando-as diariamente para que não faltasse água. As crianças tiveram um envolvimento fantástico neste projeto, demonstrando muito cuidado, carinho com as plantas. A partir desse trabalho, surgiram outras curiosidades em relação aos insetos que apareciam no pátio da escola.