Feliz Natal… Um Feliz Ano Novo -2017-

Desejo um Feliz Ano Novo à todos! Muito obrigado por me deixarem fazer parte do Coletivo! Fico lisonjeado de ter participado nas Reuniões e EcoTécninas.

“Nunca é tarde demais para começar tudo de novo. Sempre haverá chances de você recomeçar algo que deixou incompleto ou restaurar aquilo que precisa de um pouco mais de sua atenção. Não repetir os erros do ano velho é a melhor forma de começar o ano novo. Um ótimo 2017!”

Ass: Felipe Severo

Formação

A Escola Afonso Gomes de Carvalho participou durante este ano da formação do Coletivo Educador, buscando conhecimento e novas idéias práticas em relação à Educação Ambiental para melhorar e acrescentar no ensino aos educandos da nossa escola.

Participamos das eco técnicas com o professor Liceo, com idéias simples que podem ser realizadas  com os alunos, tornando o trabalho pedagógico mais prático. Segue fotos de uma das eco técnicas que a escola participou, a composteira:

Professor Liceu ensinando a construir a composteira.

Passeio ao Sítio São Luiz

Algumas turmas da escola realizaram passeios ao Sítio São Luiz em Novo Hamburgo com o objetivo de entrar em contato direto com a natureza. Uma das turmas que fez este passeio foi o 2º ano B. Os alunos puderam observar a natureza limpa e pura, a água limpa do riacho, comparando com as águas do Arroio Noque, o qual passa nos fundos da nossa escola, o qual é extremamente poluído.

As crianças ficaram impressionada em meio à tanta exuberância da natureza, a água limpa e fresca do riacho que até poderia ser bebida; os sons da natureza durante a trilha… e o mais interessante dessa vivência é que a turma conseguiu relacionar com os temas trabalhados em sala de aula sobre poluição e meio ambiente, relembrando de conversas e fatos ocorridos em sala de aula.

Turma do 2º ano B realizando trilha ecológica no Sítio São Luiz

Aproveitando a água fresca da cachoeira.

 

 

Jardinagem na pracinha

Além de tantas atividades relacionadas ao meio ambiente, as turmas de Educação Infantil A, B e A/B realização uma atividade que envolveu o plantio de mudas de flores na pracinha da escola, tornando-a mais bonita.

A atividade foi relacionada com a vida e o crescimento. Assim, foi possível acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das flores, cuidando-as diariamente para que não faltasse água. As crianças tiveram um envolvimento fantástico neste projeto, demonstrando muito cuidado, carinho com as plantas. A partir desse trabalho, surgiram outras curiosidades em relação aos insetos que apareciam no pátio da escola.