Eco Técnica: MINHOCASAS

COLETIVO EDUCADOR AMBIENTAL PORTÃO em CAPACITAÇÃO com Professor Liceo Piovesan da FACCAT trabalhando com ECOTÉCNICAS no dia 25/08/16.

O Coletivo EA Portão reuniu-se na SEME para construir composteiras portáteis também denominadas de MINHOCASAS adquiridas com a parceria do FMMA kit prontos. Mas também foi construído um exemplar com reaproveitamento de caixas de frutas e verduras doadas pela Fruteira Boa Vista.

P1030204

Para montar uma composteira doméstica e portátil tanto para quem mora em casa quanto para apartamento é necessário pelo menos duas caixas com tampa e uma bandeja para captar o chorume.

No kit comprado pronto, basta empilhar e começar a utilizar a caixa do meio colocando uma camada de jornal em tiras ou de folhas de varrição de pátio ou corte de grama. Cuidar para não compactar, pois deve obter um pouco de aeração para colaborar na decomposição. Em seguida começa-se a colocar os resíduos orgânicos e mais tiras de jornais ou folhas e, assim as minhocas californianas ou as nativas do sul farão o serviço. Se for às californianas não precisa colocar terra, já para as nativas é bom por um pouco de terra.

P1030193

Na composteira de caixa de frutas, esta deve ser muito bem forrada nas laterais para não obter claridade, com pedaços aproveitados de lonas, banners, plásticos de propaganda ou mesmo jornais e faz-se o mesmo processo. (lembrando que as minhocas não gostam da claridade, então manter em um lugar à sombra e arejado). Para esta caixa é necessário adaptar um bandeja para coletar o chorume.

P1030206

O filtro do café também pode ser colocado na compostagem, já a borra do café pode ser usada no jardim, pois oferece nutrientes importantes para o solo, porém é mais rica em carbono, nitrogênio e matéria orgânica. Para a fertilização, não é aconselhável colocá-la direto no solo, pois o processo de decomposição dessa matéria orgânica irá consumir nitrogênio, assim, perde sua função de fertilizante. Então, uma alternativa para impedir a decomposição é balancear esses nutrientes ao misturar a borra com outros fertilizantes ou adubos que possuam nitrogênio e sejam mais ricos em potássio e fósforo, como esterco de animais. A borra de café é muito útil em plantas que dão flores ou sementes como as azaléias ou manacás, já na horta não é aconselhável, pois poderá estimular a produção de sementes.

Quando uma caixa estiver cheia, fazemos o mesmo processo com outra caixa e passamos a que já está cheia para cima, após 45 dias o composto estará pronto e podemos utilizar o chorume. Para refazer o processo do inicio, podemos usar uma casca de melancia virada para baixo e todas as minhocas estarão nela, assim poderá fazer o processo de compostagem novamente.

O Professor Liceo ressaltou que o chorume é um composto muito nutritivo para fortalecimento das plantas, mas nunca deve ser usado puro e sim diluído em água. Assim como orientou que cascas de cítricos quando em demasia prejudicam a decomposição, pois as minhocas não gostam deste elemento. O sal também é um problema para as minhocas, portanto não se coloca restos de comida na composteira.

WP_20160825_08_56_04_Pro_LI

Explica que podemos fazer compostagem com restos de comida direto em canteiro separado dos demais na horta, fazendo valas e colocando os mesmos em fileiras, sendo que a próxima fileira já será a terra que irá cobrir a anterior. Enfatiza que todo resíduo pode ter um destino adequado: os orgânicos da cozinha, os restos de alimentos cozidos, o papel higiênico usado e até as fezes de animais domésticos. Estes, últimos não devem ser usadas a compostagem para horta.

WP_20160825_08_30_16_Pro_LI

O Professor Liceo também explicou como fazer compostagem com papel higiênico usado e fezes de animais domésticos.  Domina-se outro tipo de composteira, que não será a mesma usada para os orgânicos. Deve-se por os resíduos sanitários num buraco dentro da composteira, cobrir com terra e colocar um ferro cravado, porque esses resíduos não criam chorume, mas sim biogás. Quando aproximar a mão no ferro cravado sobre essa compostagem e ele estiver muito quente, significa que o resíduo está produzindo o biogás, então depois desse processo podemos colocar as minhocas, esse processo leva mais tempo que a composteira de orgânicos, após esse tempo pode-se colocar outro resíduo por cima e fazer o mesmo processo novamente.

Atividade com o Grupo Semeando da Emef Antônio José de Fraga

Encontro ocorrido em 25/08/16 com o Grupo Semeando/Dourado coordenado pela Professora Sandra Colling em parceria com a Professora Marisa coordenadora Local do PPEA-COMITESINOS/DOURADO e assessoria do estagiário Felipe Severo do SINODAL com o seguinte plano de aula:
N
– Assistir o vídeo institucional do Projeto Verde Sinos e discutir sobre a história deste projeto na Bacia Sinos, conhecendo a proposta do mesmo através dos materiais educativos como a Revista Verde Sinos, o encarte do jornal Verde Sinos dando ênfase as áreas de pesquisa sobre fauna, flora, encostas, banhados e nascentes. Na oportunidade foi lançada a proposta dos alunos participarem dos plantios a serem realizadas em pelo menos nove áreas do município com o projeto local tendo como alicerce o VerdeSinos e localmente chamado de PLANTANDO ÁGUA.
– Assistir curta metragens do Circuito Tela Verde Edição 2016, tendo a escola como ESPAÇO EXIBIDOR realizando a reflexão e o debate com ênfase nas espécies ameaçadas de extinção e construindo um painel mural para exposição na escola e com a proposta do grupo compartilhar o conhecimento adquirido.
WP_20160825_15_21_12_Pro_LI
WP_20160825_15_40_16_Pro_LI
WP_20160825_15_59_07_Pro_LI
WP_20160825_16_48_44_Pro_LI
WP_20160825_16_50_50_Pro_LI

Cine Tela Verde – EMEF Alecsandro Flores e Rosalino Rodrigues Coelho

Atividade realizada na sala de aula com os alunos da escola Alecsandro Flores e Rosalino Rodrigues Coelho no dia 16/08/2016.

DSCN7777

ATIVIDADE 01

ASSISITIR OS VÍDEOS DO DVD Nº 01

Enrolados, De barriga cheia, Toriline: o espantalho marinho sobre a espécie Albatroz que está em vulnerabilidade de extinção ou criticamente em extinção. Discussão e debate. Observação e desenho ou frase O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA EVITAR A EXTINÇÃO DAS ESPÉCIES? Montagem de mural.

 ATIVIDADE 02

ASSISTIR O VÍDEO DO DVD Nº 01

Flash Mob sobre Resíduos sólidos. Discussão e debate. Observação e análise do resíduo gerado na escola. Distribuição dos folders da Coleta Seletiva e Eletroeletrônicos.

ATIVIDADE Nº 03

ASSISTIR O VÍDEO DO DVD Nº 01

Grandes empreendimentos

O engenheiro da terra sobre a paleotoca encontrada na obra da BR-116 entre Pelotas e Rio Grande.

MEGA FAUNA discussão e debate sobre a história passada

MICRO FAUNA discussão e debate sobre a importância

DSCN7808

DSCN7781

DSCN7817
DSCN7813