Patrulha Vaga-lume na conferência da separação do lixo!

Em julho, as ações da Com-Vida da EMEF Edmundo Kern começaram a ser praticadas. Uma delas é a “Patrulha Vaga-lume”, nome criado pelos alunos da Com-Vida do ano passado (2015) e que foi mantido neste ano. Cada semana um grupo, já pré determinado, deve colocar em prática as ações da patrulha. São atividades que envolvem cuidados com luz, água e lixo. Os alunos são identificados pelo uso dos coletes amarelos!

Durante o lanche, um ou dois alunos da patrulha ficam ao lado das lixeiras do refeitório auxiliando na separação correta dos resíduos pelos demais alunos da escola. Após o recreio, a Patrulha passa de sala em conferindo as lixeiras das salas de aula e da sala dos professores estão com a separação adequada dos resíduos. Se estiver com algum erro, os alunos que estão realizando a conferência explicam para a turma o porquê de estar errado e depois completam uma tabela identificando se a separação estava ou não correta naquele local.

Aluna da Patrulha Vaga-lume fazendo conferência da separação de lixo nas salas de aula.

Aluna da Patrulha Vaga-lume fazendo conferência da separação de lixo nas salas de aula.

Alunos auxiliando na separação do lixo durante o lanche, no refeitório.

Alunos auxiliando na separação do lixo durante o lanche, no refeitório.

15328131_10211572414410446_454617677_n

Alunos preenchendo a tabela de uma das salas de aula.

11ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2016 – TONIOLO, BUSNELLO

LOGO

A empresa Toniolo, Busnello tem como princípio fundamentado a preservação e o respeito ao meio ambiente em toda unidade de forma a garantir todos os recursos naturais (fauna, flora) ao entorno da unidade.

De acordo com essa premissa vem desenvolvendo uma série de ações tendo como objetivo a melhoria do desempenho ambiental e operacional da empresa na geração de produtos e serviços.

Em todas as obras e unidades da empresa, por todo o país, realizamos a semana do meio ambiente, desde 2006, no mês de junho, onde a cada ano são tratados diversos assuntos. Este evento é constituído de palestras, distribuição de folders, sementes e ou mudas de arvores, e abrange colaboradores e comunidade.

Em Portão, além da palestra sobre o assunto do ano é feita uma atividade de limpeza de praça, rua ou até mesmo do pátio da escola com intuito de mostrar aos alunos a quantidade de lixo que a escola gera e também sobre a importância de separarmos o lixo de forma correta.

No ano de 2016 as atividades foram desenvolvidas com as escolas Municipais Alexsandro Flores e Edmundo Kern com aproximadamente 50 alunos e o assunto tratado foi o desenvolvimento sustentável de acordo com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

34

Trabalho de limpeza com a escola Alexsandro Flores

24

Trabalho de limpeza com escola Edmundo Kern

10

Apresentação da semana do meio ambiente para os colaboradores da empresa

3

Apresentação da semana do meio ambiente para os colaboradores da empresa

Plano de Ações da EMEF Edmundo Kern

No dia 28 de junho de 2016, os alunos do 5º ano, que compõem a Com-Vida da escola, juntamente com a professora Lauren Gayeski, responsável pela turma, definiram o Plano de Ações da Agenda 21 para ano letivo de 2016. Foram apresentadas as pedras no caminho, já definidas pela turma que formava o Com-Vida no ano de 2015 (também a turma do 5º ano), e identificadas as três pedras de maior relevância para a escola.

Para cada pedra no caminho foi estipulado um sonho, uma meta a ser alcançada. Tanto as pedras quanto os sonhos acabaram sendo os mesmos escolhidos em 2015, pois as metas não foram atingidas no ano passado. O comprometimento com a economia de água, luz e separação de lixo ainda não foi enraizado pela grande maioria.

Para cada sonho escolhido, foram criadas três ações a serem desenvolvidas pela Com-Vida ao longo do ano, realizadas pelos alunos da Comissão em parceria com todos os alunos e funcionários da escola. A escolha das ações gerou bastante debate entre os alunos, que tinham várias ideias para colocar em prática. Foram escolhidas as mais viáveis e interessantes do ponto de vista dos alunos, que acabaram sendo do agrado de todos.

Neste mesmo dia, os alunos já começaram a colocar em prática algumas atitudes como: desligar as luzes dos corredores,  da sala de aula ao saírem… Esperamos que neste ano a consciência ambiental seja enraizada e que todos possam ajudar a ter uma escola mais econômica, ambiental e economicamente falando!

Abaixo, segue o Plano de Ações da Escola. A coluna “sonhos” foi repetida propositadamente, para facilitar o entendimento das divisões no quadro da segunda folha.

Slide1Slide2