Visita ao CEA Ernest Sarlet

Uma das preocupações dos estudantes do 4º ano e representantes do COMVIDA, é quanto à separação adequada dos resíduos. Nesse sentido, enquanto desenvolviam o projeto “O lixo no caminho e as águas” (que também é o sonho 1 da turma), realizaram diversas atividades visando a separação correta na escola. Uma das ações realizadas, foi a saída pedagógica ao Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet, onde formalizaram a entrega dos materiais recicláveis recolhidos e receberam mudas de plantas em troca; participaram de uma conversa sobre as ações desenvolvidas no local, bem como puderam conhecer o espaço e vivenciar novas aprendizagens visando a preservação ambiental. As mudas serão plantadas no espaço da horta escolar.

Separação de resíduos

Uma das preocupações do COM-VIDA é com a separação correta dos resíduos nas dependências da escola, por isso desde abril, a turma coleta e separa o papel branco e está fazendo o monitoramento da quantidade gerada ao longo do ano letivo.

Os estudantes também confeccionaram caixas para a separação dos resíduos para cada sala de aula e para suas casas, disponibilizaram próximo à escada de acesso ao segundo andar um recipiente para a coleta de pilhas e baterias bem como colocaram em cada sala um recipiente para coleta de aparas de lápis. As ações estão previstas para ocorrem até o final d ano e será dado o destino correto para cada um dos materiais recolhidos.

Semana do Meio Ambiente

Durante a Semana do Meio Ambiente que ocorreu entre os dias 03 e 07 de junho, os estudantes da EMEF Gonçalves Dias realizaram diversas atividades de conscientização e preservação do meio ambiente. Os estudantes além de confeccionarem cartazes informativos sobre a separação correta dos resíduos, também participaram de atividades práticas para o embelezamento da escola,onde pintaram vasos e plantaram mudas de flores. Durante a hora da reflexão, as turmas leram mensagens sobre a preservação ambiental e assistiram a uma bela apresentação dos alunos do 4º ano que cantaram a música “Planeta azul”.