Observação dos resíduos do cotidiano

Uma das ações realizadas pelos alunos foi a observação, análise e separação dos resíduos coletados tanto no espaço escolar quanto no entorno da escola. Após o estudo dos materiais, foram descartados nas lixeiras adequadas para posterior coleta. Os alunos aproveitaram a ocasião para etiquetar as lixeiras das salas de aula e demais espaços da escola. Além disso, também conversaram com os demais alunos buscando a conscientização de todos.

Oficina de Futuro

Os alunos do 3º e 4º ano desenvolveram a Oficina de Futuro onde confeccionaram a árvore dos sonhos e refletiram sobre as pedras no caminho. Após a discussão, escolheram três ações que irão desenvolver ao longo do ano letivo de 2019: a separação correta de resíduos gerados no espaço escolar, a criação de um espaço para plantar temperos e chás e o estudo do aproveitamento dos resíduos orgânicos.

REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS PRODUZIDOS NA ESCOLA

Buscando conscientizar que existem muitos materiais que não precisam ser colocados no lixo, começamos a guardar na escola e nas casas dos alunos tudo o que podemos reaproveitar…

  • Reutilizamos potinhos de requeijão para guardar as aparas de lápis apontados, que posteriormente foram utilizadas na criação de trabalhos artísticos.
  • Guardamos os rolinhos de papel higiênico…
  • Juntamos potes diversos, bandejas, pratinhos, latinhas, caixinhas, enfim, todo tipo de material de sucata.

Potinhos para guardar as aparas de lápis...

Potinhos para guardar as aparas de lápis…

 

Vamos guardar os restinhos dos lápis apontados!

Vamos guardar os restinhos dos lápis apontados!

 

Aluno Gustavo (4º ano) com seu trabalhinho.

Aluno Gustavo (4º ano) com seu trabalhinho.

 

Aluno Igor (4º ano): Saci-pererê confeccionado com rolinhos de papel higiênico.

Aluno Igor (4º ano): Saci-pererê confeccionado com rolinhos de papel higiênico.

 

 

Cartaz de primavera, feito com diversos materiais de sucata: potes de iogurte (flores), tampinhas (miolo das flores), tampas de pote de sorvete (sol e nuvens), rolinhos de papel higiênico (grama), bandejas de isopor (árvore), pratinhos descartáveis (borboletas)...

Cartaz de primavera, feito coletivamente com diversos materiais de sucata: potes de iogurte (flores), tampinhas (miolo das flores), tampas de pote de sorvete (sol e nuvens), rolinhos de papel higiênico (grama), bandejas de isopor (árvore), pratinhos descartáveis (borboletas)…

ATIVIDADE PRÁTICA DE SEPARAÇÃO DO LIXO – PRÉ

Partindo da percepção de que vários alunos da Educação Infantil ainda apresentam dificuldades para colocar o lixo na lixeira correta, o Com-vida decidiu realizar uma ação com estes alunos, mostrando a importância, incentivando e ensinando a separar o lixo corretamente!

Alunos da Educação Infantil...

Alunos da Classe de Educação Infantil…

Aluna Manuela: Papel na lixeira AZUL!

Aluna Manuela: Papéis na lixeira AZUL!

Aluna Mayumi: Plástico na lixeira VERMELHA!

Aluna Mayumi: Plásticos na lixeira VERMELHA!