Mais algumas ações

Adicionamos aqui mais algumas imagens das tantas ações realizadas pela Com-Vida e, em especial, pelo Projeto Semeando! Que as sementes deste trabalho possam continuar germinando e trazendo frutos para a colheita de um meio ambiente de harmonia, saúde e respeito entre o homem e a natureza!

Ações Com-Vida Escola Fraga – Cultivo de árvores e flores

Com a ampliação necessária da Escola Fraga, a área verde sofreu uma redução. Os integrantes da Com-Vida e do Projeto Semeando acompanharam todo o processo e várias atividades foram realizadas: pesquisas, leituras, elaboração de livros digitalizados, peças de teatro, músicas, criação de árvores literárias e outros.

A principal ação contou com pesquisa e apoio do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Portão na informação sobre plantio e cultivo de árvores, com toda a atenção e cuidado necessário. A comunidade escolar, através dos pais dos monitores do Semeando, realizou a ação juntamente com os alunos. Momento mágico onde se percebe na prática o que é uma Escola de fato!

 

Ações Com-Vida Escola Fraga – Brincadeiras no recreio

Com a ampliação do prédio da Escola Fraga, houve uma grande redução no pátio, o que impossibilitou a presença de todos os alunos num mesmo recreio, fazendo com que fossem organizados horários diferentes. Isto fez com que os alunos dos anos finais ficassem no primeiro intervalo e os alunos dos anos iniciais no segundo. Uma das ações solicitadas pelos próprios alunos durante o trabalho da Agenda 21 foi a realização de momentos de integração onde os alunos maiores realizassem brincadeiras com os alunos menores. Foram organizados alguns destes momentos onde se percebeu a necessidade desta integração. Em função disto, os alunos dos anos finais lançaram a ideia de solicitar às autoridades um encontro para se debater sobre a necessidade de um espaço onde fosse possível esta interação sempre, não apenas em alguns momentos. Os próprios alunos têm a necessidade de estar com os menores, e de forma recíproca para os pequenos. Esta reunião está prevista em uma das ações mas não foi possível realizá-la em 2016. Esperam poder concretizá-la em 2017. O mais importante é que a Agenda 21 proporciona esta reflexão!

Ações Com-Vida Escola Fraga – Manutenção da rede hidráulica

Esta ação ficou a cargo da equipe diretiva e o setor responsável por este trabalho, da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Portão, e este foi realizado. Enquanto isto, membros da Com-Vida colocaram avisos nos banheiros para que todos possam contribuir no sentido de outros problemas não venham a ocorrer. Assim, a economia e o cuidado com a água utilizada nos banheiros trará benefícios para todos.