Atividades sobre meio ambiente na EMEF Rosalino Rodrigues Coelho…

Entre os meses de junho e julho de 2019, os alunos de Pré a 5º ano da EMEF Rosalino Rodrigues Coelho participaram de atividades alusivas ao meio ambiente.

Os alunos da turma de educação infantil Pré B, ouviram a história: “A greve dos urubus” (autor desconhecido); logo após realizaram uma conversação sobre a preservação do meio ambiente e confeccionaram um lixinho de mesa com materiais recicláveis.

A turma de 1º ano, ouviu a história: “O mundinho”, confeccionaram panfletos de conscientização sobre o meio ambiente e levaram para entregar para seus familiares.

A turma de 2º ano participou de uma hora do conto:  “A árvore generosa” por meio de dramatização da professora; após todos foram convidados a refletir sobre nossas ações na natureza e sobre a importância dos nossos cuidados diários com o meio ambiente. Os alunos relataram que ajudam em suas casas nas hortas da família e que os pais podem as árvores, mas não cortam elas sem necessidade. Cada aluno, utilizando rolinhos de papel higiênico e contorno das mãos, construiu a árvore que gostaria de ter em nossa escola.

A turma de 3º ano realizou duas ações: primeiramente visitou o horto florestal do município, participando de conversas sobre cuidados com a natureza, conheceram espécies diferentes de árvores e plantas, e participaram do plantio de mudas na horta. A segunda ação foi a caminhada no entorno da Escola para observar os lixos jogados nas ruas, recolhimento destes e separação nas lixeiras corretas.

Os alunos do 5º ano assistiram ao filme: “Wall-E”, realizaram uma reflexão sobre avanços tecnológicos que influenciam o meio ambiente e nossa responsabilidade na preservação do meio em que vivemos.

Oficina de Futuro: COM-VIDA EMEF Rosalino Rodrigues Coelho

No mês de maio de 2019, os 18 alunos da turma de 3º ano da EMEF Rosalino Rodrigues Coelho, realizaram um momento de discussão sobre nosso meio ambiente e como nossa Escola está frente a situação ambiental, quais cuidados temos e quais ainda precisamos ter para deixar nosso ambiente mais saudável.



Após esta reflexão criamos a nossa “Árvore dos sonhos” e cada aluno teve a oportunidade de relatar seus sonhos em relação a melhoria de nossa Escola, e em conjunto a essa atividade montamos nosso painel das “Pedras no caminho” com o intuito de identificar quais são os maiores problemas que dificultam o alcance dos sonhos de nossa turma.

Os três sonhos escolhidos para serem postos em prática em 2019 são: Dar continuidade em nossa horta escolar; montar um jardim com flores escolhidas pela turma; realizar a separação adequada do nosso lixo.