SONHOS 1 e 2

SONHOS 1 e 2

SONHO 1

Acabar com o desperdício de água na escola, brincadeiras e vazamentos.

Data do início: 03 abril   Data final:  03 de agosto

O que já tenho?

Alunos da turma dispostos a fazer uma campanha com as outras turmas.

Professores dispostos a colaborar cedendo espaços em suas turmas para trabalharmos a questão do desperdício e das brincadeiras no bebedor, inclusive de vazamentos nos banheiros das salas de aula, Diretora com inúmeras CIs solicitando o Sonho em forma de Projeto para anexar aos pedidos.

O que preciso?

Tempo para organizar esses espaços e poder passar junto com os alunos para os alertas nas turmas.

Organização de um mapeamento com as crianças sobre os locais urgentes com vazamentos, através de uma tabela.

O que vou fazer?

Abril- Conscientização nas turmas e colocação de desenhos das crianças com os alertas.

Maio- Nova visitação as turmas para conscientização dessa vez com as tabelas para os apontamentos. Entregar um esquema do Projeto para a Diretora colocar na CI.

Junho- Detetives da água para controlarem e passarem pela escola, verificando torneiras abertas e outros, brincadeiras na água…Nova tabela para mapear se houve já algum concerto. Verificação da situação do vazamento na calçada.

Julho- Tabela de controle dos concertos e possíveis novos problemas. Continuação dos Detetives da água Verificação da situação do vazamento na calçada.

Agosto- Feira de Ciências com o Projeto: ÁGUA Cuidando de cada Gotinha para não faltar|!- Exposição á comunidade escolar.

NOTA: – Mostrei as crianças vídeos da comunidade cobrando providências quanto ao vazamento.

SONHO 2

Plantar HORTA ESCOLAR- RECONFIGURAÇÃO E PLANTIO

Data do início: 16 de agosto   Data final:  DEZEMBRO

O que já tenho?

Alunos da turma dispostos a plantar e pais e Direção dispostos a colaborar com o material necessário. Espaço na escola para plantio em pneus que precisa ser reconfigurado no chão e eliminação desse espaço com pneus.

Professores dispostos a colaborar cedendo espaços em suas turmas para trabalharmos a questão do cuidado com as mudas a serem plantadas. Crianças querendo ver a escola com produtos da horta e com bichinhos atraídos pela mesma.

O que preciso?

Tempo para organizar esse espaço e poder passar junto com os alunos para os alertas nas turmas e divulgação da horta. Arrecadar sementes e mudas.

Analisar o espaço a ser utilizado, sombra, luz, etc.

Comprar algumas mudas e obter outras em forma de doações.

Conseguir voluntários para auxiliar na remoção dos pneus e capina da horta no chão, entre outras atividades.

O que vou fazer?

Agosto- Conseguir mobilizar voluntários e organizar os espaços e materiais a serem utilizados, assim como as mudas doadas e compradas.

Setembro- Organização desses espaço e plantio. Estudo de como plantar, posição quanto ao sol, como cuidar das mudas, quantas vezes regar, entre outras, com as crianças.

Outubro_ Cultivo de ervas na água e plantio na horta. Cultivo em copos de temperos para repasse à horta. Plantio de tomate cereja e mudas de alface.

Novembro e dezembro- Continuação dos cuidados com os lementos plantados e plantio de vagem entre outros.

Descrição da nossa Oficina de Futuro

Descrição da nossa Oficina de Futuro

Árvore dos Sonhos da Pingo-Desejos das crianças para o meio ambiente escolar

Plantar flores, cuidar e molhá-las; plantio de mais árvores na escola, após o término das obras; que todos cuidem da escola e não destruam nada; mais grama na escola, fazer mais jardim para virem borboletas, caracóis, abelhas, lagartinhas e outros bichinhos…;continuar a plantar na horta: tomate, alface, cenoura, rabanetes… ; acabar com o desperdício de água na escola, brincadeiras e vazamentos.

Pedras no Caminho:(Dificuldades que poderemos encontrar): Fazer todos cuidarem, conseguir as mudas de árvores que deem sombra; comprar sementes e mudas; pensar bem o local para plantar porque temos obra na escola; muitos vazamentos.