Instalação da Cisterna – Sonho 3 / ODS 12-Comvida São Jorge

Esse sonho foi escolhido para ser realizado em nossa escola no ano de 2017, quando foi realizada a 1ª Conferência sobre a água; os alunos observaram o entorno da escola e apresentaram trabalhos de pesquisa com a orientação da professora Carine e da então vice-diretora Carla.

Em 2018 esse sonho foi retomado e o grupo de alunos integrante do Comvida São Jorge começaram a divulgar na escola a importância e a necessidade da instalação de uma cisterna para o reaproveitamento da água da chuva.

Posteriormente foi solicitado a Secretaria de Meio Ambiente a compra do material necessário, ainda no ano de 2018, no entanto a cisterna não pode ser instalada em decorrência da falta de alguns materiais solicitados.

Em novembro de 2019 recebemos a vista do Técnico Professor Liceo, que com o auxílio de alguns alunos da escola iniciou a instalação da cisterna mesmo com alguns materiais faltando. a direção da escola com verba da ACPM então, providenciou a compra do restante do material e finalmente concluímos a instalação da Cisterna.

Com a instalação da cisterna será possível coletar a água da chuva para regar as plantas que estão nos paletes e na horta suspensa nos fundos da escola, onde não há água encanada e evitando assim, o gasto de água potável.

Instalação da cisterna

Sonho 2 – Incentivar a Preservação das Árvores Nativas da Escola São Jorge – ODS 15

Esse sonho foi pensado observando o pátio de nossa escola, pois devido as ampliações do prédio escolar várias árvores nativas foram cortadas a partir do ano de 2010.

A semana de meio ambiente da escola nesse ano teve como principal objetivo preservar as árvores nativas que restaram no pátio escolar e buscar parcerias para o plantio de outras árvores no entorno do pátio da escola.

O grupo Comvida participou de uma conversa com a professora e bióloga Claudia Splindler para identificar quais eram as árvores nativas da escola e quais eram nativas. As árvores foram identificadas com placas de madeira pintadas pela Comvida.

As árvores nativas da escola foram estudadas e fotografadas para posterior estudo pela Comvida e pelos demais alunos da escola, para que pudessem durante a semana de Meio de Ambiente escolher a árvore ´simbolo da escola.

Os alunos da escola, professores e funcionários então, votaram na árvore símbolo da escola por meio eletrônico, sendo que o Ipê Roxo foi escolhido como a árvore símbolo da escola.

Pesquisa das árvores nativas da escola( Tipuana, Ipê Roxo e Ingá Macaco)
Conversa com a bióloga Claudia
Votação na árvore símbolo
Ipê Roxo
Gráfico da árvore símbolo
Parceria com agropecuária do bairro para o plantio de árvores nativas

Separação Correta de Resíduos (Sonho 1)- EMEF Vila São Jorge

Para a realização desse sonho os alunos da COMVIDA verificaram e organizaram os materiais necessários para a separação dos resíduos na escola.

Para dar início a essa ação os alunos do COMVIDA participaram de uma palestra com a Cooperativa Univale que realiza a coleta seletiva na cidade: também foram visitar a Cooperativa para observarem como é feita a separação correta dos resíduos.

Os alunos do COMVIDA, então começaram a divulgar na escola como seria a separação dos resíduos da escola através de conversas com os alunos, professores e funcionários; sempre nas terças-feiras momento que ocorre o encontro do COMVIDA, o grupo recolhe os resíduos nas dependências da escola.

COMVIDA
*Organizando material para separação dos resíduos
*Grupo passando nas salas de aula
*Visita na Cooperativa Univale